facebook.com/agrupamento.alcacer    

 

 265 622 658
 geral@aeas.pt

Nova Página

A Página de Internet do Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal está em processo de atualização.


Consulte a nova página no endereço:

http://aeas.pt

O acesso ao portal GIAE continua disponível no endereço:

http://giae.aeas.pt

Bibliotecas

O Agrupamento

Em razão da excelência do seu trabalho, Madalena Mendes de Almeida, recebeu menção honrosa nas IV Olimpíadas Nacionais de Filosofia

Mesmo num tempo de enorme crescimento científico e correspondente desenvolvimento tecnológico em forte interação com a organização social, chegámos, neste início do terceiro milénio, a uma situação demasiado antitética e violenta. O mundo foi retalhado numa miríade de minúsculas peças, e muitos cientistas defendem uma perspetiva limitada do mundo.

Veja as fotos no album do facebook do agrupamento.

 

Os estudantes são obrigados a preparar-se para testes e exames em que é preciso responder com pequenos blocos de informação, disciplina a disciplina. As disciplinas são confundidas com o conhecimento e o debate acerca da sabedoria tornou-se um assunto a evitar. Cá fora, no mundo real, cada vez mais selvagem, a ciência identificou-se com o poder e este com o dinheiro. Esta sobranceria elitista da ciência, à semelhança da banca, foi perdendo sensibilidade às questões humanas, tornou-se arrogante, e trata com desprezo a sabedoria humana construída ao longo de muitas gerações.

Assim se chegou a uma situação de esquizoide, em que convivem as mais elaboradas teorias científicas com as maiores assimetrias e injustiças, os mais refinados conhecimentos matemáticos com um agravamento do estado do cidadão, em que quase toda a gente sofre ou porque não tem trabalho, ou porque não se tem disponibilidade para criar filhos, ou porque não tem tempo para «ousar» pensar...

A Madalena Mendes de Almeida, há pouco tempo, ainda não sabia o que era a Filosofia. Os seus professores e os seus colegas, levaram-na para que descobrisse o seu interior. Viajaram. A Filosofia, estava do outro lado, à espera. Quando a alcançaram, depois de muito caminhar, a Filosofia estava na frente de seus olhos. E foi tanta a sua imensidão, e tanto o seu fulgor, que a Madalena Mendes de Almeida ficou encantada com a sua beleza. Quando finalmente conseguiu falar, pediu: Ajudem-me!

Foi assim que Madalena dos Reis Mendes Martins de Almeida, aluna da Escola Secundária de Alcácer do Sal, com a elaboração de um ensaio sobre os limites do conhecimento humano, conquistou uma menção honrosa na 4ª edição das Olimpíadas Nacionais de Filosofia, que decorreu na cidade de Montemor-O-Novo, nos dias 17 e 18 de Abril de 2015.

Para terminar deixem-nos servir das palavras de Eduardo Galeano que afirma “A utopia está lá no horizonte. Aproximo-me dois passos, ela afasta-se dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.”

Parabéns Madalena,